TV HD ou FULL HD?

Depois da chegada das telas planas e finas, de Plasma, LCD e recentemente de LED, uma das perguntas que mais angustia um iminente comprador de uma TV nova é esse: Qual a melhor TV: HD ou FULL HD?

A resposta mais sensata é: depende. E depende mesmo, tanto do uso que você quer dar ao equipamento, quanto a origem que vai ligar nele. Por que, se você acha que uma TV de 42 polegadas vai deixar sua novela com uma imagem melhor, está muito enganado. Vai deixá-la maior apenas ;-).

As resoluções HD e FULL HD

full-vs-hd

As TVs que são chamadas de HD possuem uma resolução de 1280 pixels de largura (colunas) por 720 pixels de altura (linhas). Essa resolução é também conhecida como 720p. Já as Full HD possuem 1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura, conhecidas também como 1080p. Existem algumas TVs que saem do padrão, como as de 768 pixels de altura.

Upscalling e Downscalling

Quando a origem da imagem é diferente da resolução da TV, é feito um redimensionamento para que caiba automaticamente na tela. Nesse processo, parte da qualidade da imagem é comprometida.

Quando a origem tem uma resolução menor que a da TV, é feito um upscalling (um aumento artificial da imagem). Isso acontece, por exemplo, ao assistir TV aberta numa tela HD. A TV aberta tem resolução 480p, bem menor que 720p, por isso, a imagem é “esticada” e dá pra notar os pontos na tela. Dá a impressão de “imagem ruim” em sua TV, quando na verdade a culpa é do sinal de entrada.

Se a origem do sinal tiver uma resolução maior que da sua TV – ao ligar um BluRay numa TV HD, por exemplo – é feito um downscalling, uma redução do tamanho da imagem para caber na tela menor. Normalmente, reduzir uma imagem causa menos estragos na qualidade que aumentar uma menor, porém, em ambos os casos há perda na qualidade. Por esse motivo, é muito importante escolher corretamente sua TV baseado no sinal de entrada.

Quando optar por HD ou FULL HD

  • Você assiste muito a filmes em BluRay: FULL HD
  • Você não planeja comprar um Blu Ray tão cedo, e assiste bastante DVDs, TV a cabo ou TV Digital: HD
  • Você possui um console de videogame bacana, estilo Xbox ou Play Station III: FULL HD
  • Possui um pacote de TV a cabo com alta qualidade, gravador de programação e tudo que tem direito: FULL HD
  • Você não precisa de TVs grandes, a maior seria 32 polegadas: HD

TV HD não é a mesma coisa que TV DIGITAL

Muita gente acha que apenas comprando uma TV com resolução HD vai estar apto a assistir a TV Digital Brasileira – também chamada de DTV ou HDTV. Essa informação é equivocada.

Para ter acesso à TV Digital, é necessário um conversor específico, que é vendido separado (set top box) ou integrado em algumas TVs. Se você quer uma TV que já possua essa funcionalidade, tenha a certeza de perguntar ao vendedor antes de comprar. Use o termo “conversor de tv digital integrado” para denominar o que quer.

Deixe o seu comentário

6 outros comentários em “TV HD ou FULL HD?

  1. Anonymous disse:

    Ola galera, gostaria que alguém me ajudasse, eu adquiri o pacote de canais (TV no PC via Internet) da http://www.tvacaboparatodos.net os canais que mais assisto são FOX, AXN, TNT e Warner Channel, o meu problema é que eu assisto os canais no trabalho, e a maioria dos canais só funcionam em ela cheia, gostaria de saber se teria um modo de colocar os canais para ficarem em uma tela pequena no canto para que possa assistir e trabalhar no PC ao mesmo tempo? (Me ajudem, por favor, pois quase fui pego por meu supervisor assistindo TV no PC em plano horário de expediente)

  2. Vivian disse:

    Oi, eu li uma materia dizendo que nas tvs full hd, os dvds piratas ficam com uma imagem de ”internet”. É verdade isso? Tem como melhorar a imagem de filmes piratas numa tv assim ou tem como desligar o full hd de uma tv? Obrigada

    • Manoel Netto disse:

      Vivian, quanto maior for a resolução da TV, menores serão os pixels na tela. Dessa forma, se você coloca um filme com baixa qualidade para rodar, você terá uma experiência pior porque será muito mais fácil enxergar os “pixels esticados” do filme. Isso acontece também em DVDs rodando em telas Full HD (DVDs possuem resolução HD).

  3. Fabio disse:

    Alguém poderia me ajudar? Se eu comprar uma tv de 32 polegadas Full Hd e colocar um blu-ray para enviar o sinal em 1080p eu vou notar a diferença do 1080p pro 720p nesta Tv? É porque muitos dizem que a imagem fica igual,só da pra notar a diferença do hd pro full hd em telas maiores de 40 polegadas. Isso é verdade?

  4. Manoel Netto disse:

    Fabio,
    Realmente 32 polegadas não tira muito proveito do FullHD. Pelo preço que estão essas TVs atualmente, eu recomento que você compre uma um pouco maior, ou invista numa LED de 32.
    Abs

  5. Fabiola disse:

    Pessoal, é o seguinte, comprei uma samsung smart 32″, porém ela deu defeito e devolvi, mas na verdade achei a imagem ruim e não vi vantagens no smart… gostaria de uma dica de vcs, qual configuração comprar? Vejo tv a cabo e aberta, não tenho blu-ray e nem games, gosto de ver filmes na tv, dvd e na internet (preciso de entrada de pc sem dúvida). Moro numa kitnet e meu espaco da cama pra tv chega em uns 2 metros ou 2,5. Qual tv devo comprar? 40 ou 32? full hd ou não? Led ou LCD? E qual marca? Muito obrigada!!