Tomate é fruta ou verdura?

Tomate é fruta ou verdura?Essa dúvida persegue gerações, em diversas partes do mundo, isso eu sempre soube. O que eu nunca havia me atentado era para saber por que existe a dúvida. Afinal, a resposta é meio óbvia e todo mundo sabe, mas insiste na dúvida, sabe-se lá porque. Me responda:

  • Você, costumeiramente, pega um tomate da fruteira e come? Assim, cru mesmo, como você comeria uma maçã. Come?
  • Já fez um suco de tomate? Como foi? Açucar, gelo e … opa! Ficou horrível, né?
  • Doce de tomate, já comeu?
  • Batida de tomate, dessas que existem de coco, laranja, seriguela. Já tomou? E licor?

Ao invés disso, muito provavelmente você já fez salada de tomate temperada com sal, limão, azeite, certo? Molho de tomate, que vai na pizza, no macarrão, em diversos outros pratos salgados, assim como o extrato de tomate, isso você já fez, certo? Então qual a dúvida?

TOMATE É LEGUME!

De onde vem essa dúvida então?

Botanicamente falando, não existe essa separação de frutas e legumes ou verduras. São todos vegetais, cada um deles com sua devida família, grupo, ordem, classe, descritos. O tomate, por exemplo, é da família Solanaceae e do gênero Solanum, o mesmo do jiló, da berinjela e da batata, sabia? Essa divisão entre frutas e verduras é feita pela culinária, não pela biologia.

Chamamos de legumes aqueles vegetais que utilizamos em nossa alimentação e que possuem necessidade de cozimento ou tempera-se com sal, ou comemos juntamente com alimentos salgados (para o caso das saladas cruas, por exemplo). Frutas são como chamados os vegetais doces, que geralmente comemos crus como sobremesa. É uma convenção, já que também comemos saladas salgadas com maçã ou manga, ao mesmo tempo que podemos fazer doce de abóbora, xarope de beterraba, etc.

A dúvida aparentemente surgiu nos Estados Unidos, quando em 1887 (antigo isso, hein?) a definição do tomate como fruto (veja bem, ele É um fruto, da tomateira, definição botânica) confundia os americanos na interpretação de uma lei que tarifava verduras importadas, mas não as frutas (com a). Como todo mundo sabia que tomate não era fruta, culinariamente falando, deu-se a confusão. Só em 1893, foi decretado o tomate como sendo legume, portanto, passível da taxação normal e protegendo dessa forma a produção nacional de tomates, é que a confusão foi “desfeita” (ou não, né?). Atualmente os EUA são o segundo produtor de tomates do mundo (dados de 2005).

Foto: The Ewan em Creative Commons

Deixe o seu comentário

30 outros comentários em “Tomate é fruta ou verdura?

  1. Wellington disse:

    Olá,
    Bom, só queria dizer que apesar de tudo, existe suco de tomate sim, e é inclusive muito popular nos EUA, existe um drink muito famoso também feito a base de suco de tomate : o Blood mary.
    E doce de tomate eu já vi também, mas não pude experimentar, experimentei o suco. Não é ruim, mas óbvio que prefiro uma limonada =D

    • Manoel Netto disse:

      Olá Wellington,

      Obrigado pelo comentário. Sim, existe suco de tomate e é uma delícia, mas é feito com sal, pimenta e outros temperos ;-). Não é doce. É praticamente um blood mary – que tb é uma delícia – sem álcool.

      Abs

  2. Tomate eh fruta pois tem SEMENTE… Dai vem o termo de conter fruto.

    • Manoel Netto disse:

      Philipe,

      Esse é um erro comum. FrutO (conceito biológico) é diferente de frutA (conceito culinário). Tomate é frutO, mas não é frutA. Senão vejamos: quiabo, pimentão, maxixe, abóbora, todas essas VERDURAS possuem caroço/semente. São frutOs, mas não são frutAs.

      Abs

  3. Tucao disse:

    “Frutas são como chamados os vegetais doces, que geralmente comemos crus como sobremesa”

    Gostei do assunto, mas acho que faltaram informações…

    Tomate é um fruto, pois advém de uma planta angiosperma que possui uma urna para proteção e facilitação na disperção das sementes ( justamente o que é o tomate).

    • Manoel Netto disse:

      Tucao,

      Me ative à questão primordial: fruta vs legume. Note que no último parágrafo eu informei que o tomate É um frutO, mas não mexi muito nisso pra não confundir mais quem quer uma resposta objetiva. Muita gente ainda não entende a diferença conceitual entre fruto e fruta.

      Abs

    • Manoel Netto disse:

      Esse é um dos problemas da língua inglesa e que provavelmente causou esse engano todo. Em inglês, “fruit” pode ser “fruto” ou “fruta”.

      Yes, pumpkin is a fruit. Traduzindo tendenciosamente, você concorda? “Sim, abóbora é uma fruta”. ;-)

      No entanto, abóbora é, sim, um fruto. Abs.

      PS: O fato de a afirmação ser verdadeira, poderia não ser, já que sua referência foi um vídeo de humor, portanto, sem nenhum embasamento científico hehehe ;-)

  4. Rike disse:

    Eu quando vi a chamada no Ocioso, tive a mesma opinião da galera aí de cima. Além do mais que sou biólogo. Mas como a denominação é – como dizer? – popular, tá valendo.

    Aliás, muito legal os fatos.

    Abs,

  5. Laura disse:

    # Você, costumeiramente, pega um tomate da fruteira e come? Assim, cru mesmo, como você comeria uma maçã. Come?
    Ja vi mta gente que faz isso.

    # Já fez um suco de tomate?
    Já. Isso é comum, vende em casa de sucos e algumas lanchonetes =)

    :*

  6. guilherme disse:

    O fato de colocarmos o tomate na salada, com sal e etc não significa muita coisa.
    Por exemplo, em muitos países abacate se come na salada ou em pratos salgados.
    E nós brasileiros comemos com açúcar.

    Sei lá.

  7. Obelix disse:

    alho é:
    fruta?
    verdura?
    legume?

    quero só ver.

  8. suco de tomate é comum, tanto que o próprio extrato de tomate nada mais é do que um suco, só que com a polpa.
    mas continuando…. tomate NÃO é fruta…tomate é um legume.
    eu pelo menos sempre pensei assim.
    texto bem elaborado, parabéns.

  9. Manoel Netto disse:

    Laura,

    É, também conheço gente que come cenoura costumeiramente, nem por isso ela é considerada fruta.

    Ah! Cenoura e beterraba também são ingredientes para sucos, deliciosos por sinal. Meu comentário sobre o suco de tomate é se você faz IGUAL aos outros (açucar e pronto, ou leite talvez).

  10. Manoel Netto disse:

    Aham! Como a manga, citada no texto, também vai na salada, mas ninguém duvida de sua classificação como fruta, não é? ;-)

    Abs

  11. Darcy disse:

    Oi gente,

    Olhei os tópicos rápidos, mas minha opinião é a seguinte:
    Botanicamente há o FRUTO tomate, a INFRUTESCENCIA morango, o PSEUDOFRUTO banana… enfim, são várias denominações…

    O tomate é sim um fruto, amplamente utilizado na gastronomia!! Suco de tomate é muito bom, Bloody Mary deve realmente ser muito bom… e só para constar, é incontestável a existência de doce de tomate!

    Grande coisa essas denominações botânicas… só são úteis a pesquisadores… faz diferença em que para nós, meras donas de casa ou para o chef daquele restaurante chique??

    :D

  12. isabelly disse:

    adorei tava fazendo pesquisa pra escola……E peguei dai…

  13. Geane da Silva disse:

    Nossa… qta confusão! pra mim, tomate é legume qdo quero comer como legume e fruta qdo quero tomar suco. Olha que simples … rs

    Bjos

  14. thalyne disse:

    eu acho que tomate é fruta

  15. diana disse:

    Olá.eu acho que tomate é legume,apesar de que como um tomate assim cru,como quem come uma maçã,sim.e bebo sumo de tomate,que é doce.aqui em portugal há um sumo que se chama “santal” é doce,mas para mim tomate é legume,sim.eu também como cenoura e nem por isso é uma fruta….

  16. Sonia disse:

    Que confusão!!!!kkkkk…quando eu estudava tomate era fruta mas usado como verdura…eu como tomate como fruta e como verdura. é bom das duas maneiras…
    adorei os comentários e as explicações….
    Beijos a todos…
    Sonia

  17. Bruninho disse:

    DiZer que tudo que se come sem cozinhar e fruta e lorota, se nao nos aqui no Japão poderíamos diZer que peixe também e fruta já que comemos ele cru ahahaha

  18. Paulo disse:

    Eu sinceramente não entendi muito bem , primeiro você diz que é um legume depois uma fruta … fiquei um pouco confuso.
    O tomate é ate hoje um fruto por definição – “Botanicamente falando, não existe essa separação de frutas e legumes ou verduras.” isso é incorrecto porque botanicamente o tomate é um fruto – “En botánica, el fruto es el órgano procedente de la flor, o de partes de ella, que contiene a las semillas hasta que estas maduran y luego contribuye a diseminarlas.
    Desde un punto de vista ontogenético, el fruto es el ovario desarrollado y maduro de las plantas con flor. La pared del ovario se engrosa al transformarse en la pared del fruto y se denomina pericarpio, cuya función es proteger a las semillas. Con frecuencia participan también en la formación del fruto otras partes de la flor además del ovario, como por ejemplo el cáliz o el receptáculo.” se alguem não entender algo pode perguntar só queria tentar esclarecer que sim o tomate , o nosso pepino da salada diária e ate a beringela são frutos.

    • Manoel Netto disse:

      Paulo,

      Fruto é uma concepção botânica, mas fruta (veja bem FRUTA) é gastronômica. Existem várias verduras que são frutOs (tomate, abóbora, etc), várias que são raizes, folhas, grãos, etc.

      Tomate é frutO, mas não é frutA.

      Abraço

  19. Paulo disse:

    E pra Darcy que diz que não faz diferença pras donas de casa , minha amiga faz muita porque o tomate erradamente era tido como algo venenoso para os espanhois se não me engano em era dos descobrimentos, agora imagine que se descobre um fruto novo e pensa-se o mesmo … pra isso estão os botanicos.
    e pra nao dizer que a botanica tem contribuido muito pra diversos tratamentos com utilizaçao de plantas e ate neste momento ja ha muitos fazendo sintetizaçao de alguns frutos verduras e legumes (do sabor) pra utilizaçao em medicina e culinaria.

  20. felipe disse:

    Que povo burro!!!!!
    tomate não é fruta caramba !!!!!!

  21. Nehemias disse:

    Tomate é fruta. Não importa se fazem doce com ele ou não. Só foi definido como legume nos Estado Unidos por interesses comerciais. E como um usuário disse, se o que a gente não cozinha é fruta, então imagine nos países onde se come carne de peixe cru? Peixe não vira uma fruta por causa disso. Da mesma forma, tomate não vira legume quando está cozido. Sem mais.

    • Manoel Netto disse:

      Pode espernear o quanto quiser. A classificação FRUTA é diferente da classificação FRUTO, que é científica ;-)
      Tomate é legume, não importa o que você pense sobre isso, ele não vai virar fruta só porque você quer hahaha.

  22. DILMA CHAVEZ disse:

    O tomate é um fruto do tomateiro,da família do berinjera,da pimenta,dos pimentões.
    É origanário da América Central e do Sul,era muito cultivado pelos povos pré coombianos.
    O tomateiro é uma panta ( fanerógama,angiosperma e dicoteledônea.
    Trata-se de um fruto,uma vez que é produto do desenvolvimento do ovário e do óvuo da flor formando um peucarpo e as sementes respectivamente após a fecundação.
    Popularmente,no entanto não há consenso entre sua classificação como fruta e legfume,.Cada povo tem sua cultura,costumes e tradições,podendo utilizar e experimentar frutas,legume,verduras de diversas formas.afinal estamos em constante transformações e experimentações em todos os setores.