Picada de pernilongo: Como prevenir e tratar

Os sintomas de alergia às picadas de pernilongo são o aparecimento de manchas avermelhadas na pele devido a pontos minúsculos de sangue – que podem virar pequenas bolhas -, acompanhadas de coceira.

A coceira consequente da picada de pernilongo é provocada pelo nosso sistema imunológico para defender nosso organismo das substâncias injetadas em nossa pele, juntamente com a saliva do pernilongo, ao sermos picados.

No Brasil, boa parte da população infantil tem alergia à picadas de pernilongo e esse quadro piora na medida em que a criança a coça, provocando infecção e inflamação no local, e necessitando muitas vezes de medicação para a cura. Em alguns casos, a alergia permanece até a fase adulta.

Braços e pernas são os locais mais atingidos por picadas de insetos, por serem as áreas mais expostas do corpo.

Se você é alérgico à picadas de insetos, fique atento:

Dicas contra picadas de insetos

  • Cheiros costumam atrair insetos, portanto, mantenha a pele sempre limpa e evite usar perfumes.
  • Evite ficar ao ar livre entre a tarde e a manhã e se estiver em locais com muita vegetação, beira de lagos, rios, sombra, use sempre roupas que cubram as áreas mais expostas do corpo, como braços e pernas e lembre-se: Sempre use roupas claras, pois cores vivas também costumam chamar a atenção de mosquitos.
  • Muitas vezes os insectos picam mesmo por cima da roupas, portanto, é recomendado usar repelente em spray nas roupas, além de jamais esquecer de usar repelente nas áreas mais expostas do corpo.
    Obs: Atenção! Repelentes naturais duram menos tempo.
  • Coloque mosquiteiro em sua cama e tela de proteção nas portas e janelas de casa.
  • Se voce tiver jardim em casa, fique atento com relação à água parada. Além disso, mantenha a grama sempre aparada e, se possível, plante plantas aromáticas, pois elas ajudam a afastar mosquitos e moscas.
  • Tenha sempre insecticidas e espirais por perto, mas antes, veja com seu médico um que não faça mal nem para você e nem para a sua família, principalmente se existir casos de doenças e alergias respiratórias. Vaporizador também é uma boa opção.

Tratamento para picadas de insetos

Para o tratamento de picadas de pernilongo, que normalmente não tem muitas complicações além de grande desconforto e incômodo, use compressa de gelo no local.

Pomadas com corticoides são muito utilizadas também. Mas antes de optar por qualquer medicação, vá à um dermatologista para que ele avalie o seu caso e receite o melhor remédio e tratamento para o seu caso.

Deixe o seu comentário