Como fazer gelo seco

Gelo secoGelo seco é o nome popular dado ao o dióxido de carbono solidificado (CO2) ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78ºC. Ele tem efeito bonito, já que cria uma fumaça quando solto o ar, e é usado em festas, shows e outros eventos. Sob luz, o gelo seco fica muito bonito, e por isso, seu uso é bem popular.

O principal uso do gelo seco é para festas. Ele pode ser usado sempre quando se quer criar impacto sobre algo: seja uma simples situação ou para dar uma animada em alguma festa. Por isso, é importante seguir as dicas de segurança para o uso de gelo seco, pois seu excesso pode causar danos para as pessoas.

Como fazer gelo seco

Não há modo de se fazer gelo seco em casa de forma artesanal. Isso porque o dióxido de carbono para ser solidificado deve ser resfriado a uma temperatura inferior a -78º C. Além disso, é um produto químico cuja manipulação é proibida para pessoas não treinadas. Não há modo de se produzir gelo seco caseiro, ele é um produto industrial e artificial, que só pode ser feito por profissionais especializados e treinados.

No entanto, existem máquinas que, alimentadas por cilindros de CO2 líquido (encontrado facilmente em extintores de incêndio), podem produzir pedras de gelo seco. Tais máquinas não são muito baratas – os preços começam em aproximadamente R$ 1.000,00 – mas são encontradas facilmente na Internet.

Caso compre uma máquina ou alugue para eventos, lembre-se sempre de usá-la em um ambiente que pode ser facilmente evacuado ou onde a ventilação seja boa, para poder dispersar o gelo e melhorar a circulação de ar no local. Não solte gelo seco em ambientes que não tem nenhum tipo de ventilação ou que são muito fechados.

Deixe o seu comentário